3 - Aplicações do plano de negócios

Uma das grandes confusões em torno dos planos de negócios se dá porque muitos administradores e empreendedores compreendem o plano de negócios como instrumental, ou ferramenta destinada apenas a empresas nascentes. Este enfoque é comum; porém, é baseado em visão muito restrita das aplicações potenciais de um plano de negócios.

Como vimos em sua definição, o plano de negócios engloba todas as etapas do processo empreendedor, ou seja, é fundamental em qualquer atividade relacionada ao empreendedorismo.

O plano de negócios, por sua vez, não se manifesta apenas quando se lida com start-up. O processo empreendedor envolve, também, o chamado intraempreendedorismo. Isto é, a aplicação das técnicas de empreendedorismo em uma empresa já existente, que busca a melhoria contínua ou a inovação, identifica novos produtos ou serviços, no mesmo ramo ou em outros, que possam assegurar fontes de vantagem competitiva para a empresa.


Empresas como FEDEX, IBM e XEROX, por exemplo, utilizam o plano de negócios como ferramenta de gestão.


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