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plano de negócios, instrumento aplicado no empreendedorismo ou no
intraempreendedorismo, é usado em: a) documentos de planejamento; b) documentos que definem a organização; c) mecanismos de direção e controle; d) instrumentos para a captação de recursos de terceiros. Vejamos cada
uma dessas aplicações em maiores detalhes. O planejamento de uma organização é elaborado em três níveis: estratégico, tático e operacional.
Além dessa caracterização, o planejamento também é definido em virtude do horizonte de tempo previsto em suas decisões. Fala-se, normalmente, em planejamento de longo prazo e de curto prazo. Um plano de negócios completo reúne a previsão de questões estratégicas, táticas e operacionais. Além disso, apresenta elementos que permitem visualizar as perspectivas de longo prazo do negócio, sem deixar de mencionar indicações de curto prazo. Para novas empresas, é necessário que o plano de negócios seja o mais completo possível. É necessário que haja previsão abrangente e confiável sobre todas as questões que envolvem o novo negócio. Em empresas estabelecidas, no entanto, o plano de negócios pode ser aplicado com objetivos específicos e, nesses casos, não requer a presença de todos os níveis de planejamento. Por exemplo, para o desenvolvimento de determinado produto ou serviço, já identificado no planejamento estratégico da organização, o plano de negócios irá se deter em questões táticas e operacionais. As empresas existentes possuem ainda a vantagem de contar com dados concretos muito mais do que as novas empresas, que se baseiam em várias projeções. Além disso, contam ainda com a experiência acumulada de erros e acertos, o que, em muitos casos, torna os planos mais realistas. |
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