| ideia única ou no momento errado - Muitos empreendedores se apegam a determinada ideia e não aceitam crítica nem sugestão lógica para averiguar-lhe a exequibilidade. Na verdade, procuram esconder a ideia como um grande “segredo de negócio”. Os riscos, no caso, são muito altos. Um bom processo de seleção de oportunidades deve partir de várias ideias, mesmo que sejam variações sobre a forma de atendimento a tecnologia a ser aplicada sobre formas de suprir uma necessidade. Quando isso não ocorre, a ideia única percorre um dos seguintes caminhos:
ideia certa no momento errado - Outra situação muito comum aos empreendedores é a identificação de uma solução para determinado problema em momento errado. Muitas vezes, a armadilha é consequência de alimentar ideia única por longo tempo, sem discuti-la com ninguém, sem testar-lhe a coerência e a aplicabilidade. Exemplo muito comum
é o de inventores que apresentam soluções ótimas
para a melhoria de máquinas de escrever, quando elas estão
obsoletas em função dos computadores, ou melhorias em
softwares que utilizam antigos sistemas operacionais sem interface gráfica,
ou ainda melhorias nos sistemas mecânicos de injeção
de combustível em automóveis fabricados, atualmente, com
injeção eletrônica de combustível. |
Copyright © 2010 AIEC. |