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só após essas definições que a empresa pode
ser estruturada para atendê-las.
Para facilitar esta tarefa, Pereira (1995) sugere roteiro simplificado,
que consiste em identificar três fatores componentes da definição
do negócio:
1. Necessidades
dos clientes: trata-se da identificação do porquê
de os clientes estarem buscando determinado produto ou serviço.
Noutras palavras, em que a oportunidade irá agregar valor para
os clientes.
2. Os grupos
de clientes ou o segmento de mercado: em determinado mercado,
uma oportunidade geralmente está associada à parcela dos
clientes. É o segmento de mercado que o negócio atenderá.
Pode ser definido em termos de área geográfica (p.ex.:
os clientes de determinada região), em termos de gênero
(atendimento específico para mulheres), faixa etária (serviço
específico para a terceira idade) ou ainda em termos de nível
de renda (produto específico para a classe C ou um serviço
voltado para a classe A).
3. A forma
de atendimento das necessidades dos clientes: Um determinado
produto ou serviço pode ser atendido de várias formas.
O objetivo é identificar a forma que apresenta a melhor relação
custo/benefício, o que pode ser fundamental para justificar a
oportunidade identificada.
Identificados esses
itens, em seu conjunto, temos condições de definir o negócio
que se propõe desenvolver. Depois da definição do
negócio, por sua vez, pode partir-se para o exame mais aprofundado,
construindo o plano de negócio para a oportunidade escolhida.
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