Noutro caso, um empreendedor notou que jovens executivos que residem sozinhos demandam serviços profissionais para a organização de suas casas ou apartamentos, como: fazer compras em supermercados, levar e buscar roupas na lavanderia, limpar e arrumar a casa. Dificilmente, essa seria uma oportunidade para vender serviços a um executivo que reside com os pais aposentados, que tomam conta da casa ou contratam eles mesmos os serviços necessários, ou que resida com a mulher e os filhos e já tenha optado por serviços permanentes de babá e empregada doméstica. Aqui, o segmento de mercado identificado exigiu critérios múltiplos, envolvendo profundo conhecimento dos clientes potenciais.

A identificação do segmento de mercado deve ser função de critérios muito claros, mesmo que se faça a combinação de alguns deles, evitando que o empreendimento perca o rumo de seu segmento.

Os critérios mais utilizados para tal classificação são:


• localização geográfica;
• fatores culturais;
• aspectos religiosos;
• nível de renda;
• faixa etária;
• sexo;
• nível de escolaridade;
• estrutura familiar e
• profissão.

Quando se mencionam tais critérios, pode visualizar-se que, em sua maioria, dizem respeito ao perfil e ao comportamento dos consumidores. Assim, o estudo dos consumidores é ponto essencial da análise de mercado e diz muito a respeito da segmentação que poderá ser feita.



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