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| Noutro
caso, um empreendedor notou que jovens executivos que residem sozinhos demandam
serviços profissionais para a organização de suas casas
ou apartamentos, como: fazer compras em supermercados, levar e buscar roupas
na lavanderia, limpar e arrumar a casa. Dificilmente, essa seria uma oportunidade
para vender serviços a um executivo que reside com os pais aposentados,
que tomam conta da casa ou contratam eles mesmos os serviços necessários,
ou que resida com a mulher e os filhos e já tenha optado por serviços
permanentes de babá e empregada doméstica. Aqui, o segmento
de mercado identificado exigiu critérios múltiplos, envolvendo
profundo conhecimento dos clientes potenciais.
A identificação do segmento de mercado deve ser função de critérios muito claros, mesmo que se faça a combinação de alguns deles, evitando que o empreendimento perca o rumo de seu segmento. Os critérios mais utilizados para tal classificação são:
Quando se mencionam tais critérios, pode visualizar-se
que, em sua maioria, dizem respeito ao perfil e ao comportamento dos consumidores.
Assim, o estudo dos consumidores
é ponto essencial da análise de mercado e diz muito a respeito
da segmentação que poderá ser feita. |
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