Resumo

A análise do mercado oferece um conjunto de informações centrais para a análise de viabilidade do negócio, sendo considerada, por muitos analistas, a principal seção do plano de negócio.

Seu desenvolvimento requer uma análise detalhada do ramo em que o negócio se situará, do nicho de mercado específico identificado pelo empreendedor e da concorrência que opera nesse segmento.
Na caracterização do nicho de mercado, o autor deve deixar nítidas as razões e critérios que conduziram sua opção por este segmento e não outro.

Além disso, é fundamental apresentar uma análise do perfil e comportamento do consumidor. Portanto, é fundamental a observação da sensibilidade do mercado, considerando as reações do consumidor a fatores, tais como:

  • preço;
  • qualidade;
  • forma e prazo de entrega do produto.

A análise sobre a concorrência, por sua vez, deve incluir a investigação dos pontos fortes e fracos de todos os concorrentes, sejam eles:

  • diretos – aqueles que atuam no mesmo nicho de mercado;
  • indiretos – que podem operar em outros segmentos, mas oferecem produtos substitutos.

Ao final da análise de mercado, o empreendedor deve demonstrar que conhece plenamente os limites e potencialidades do seu mercado-alvo, indicando para os analistas do plano o seu preparo para lidar com esses elementos.



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