| Resumo
A análise
do mercado oferece um conjunto de informações centrais para
a análise de viabilidade do negócio, sendo considerada,
por muitos analistas, a principal seção do plano de negócio.
Seu desenvolvimento requer uma análise detalhada do ramo em que
o negócio se situará, do nicho de mercado específico
identificado pelo empreendedor e da concorrência que opera nesse
segmento.
Na caracterização do nicho de mercado, o autor deve deixar
nítidas as razões e critérios que conduziram sua
opção por este segmento e não outro.
Além disso, é fundamental apresentar uma análise
do perfil e comportamento do consumidor. Portanto, é fundamental
a observação da sensibilidade do mercado, considerando as
reações do consumidor a fatores, tais como:
- preço;
- qualidade;
- forma e prazo
de entrega do produto.
A análise
sobre a concorrência, por sua vez, deve incluir a investigação
dos pontos fortes e fracos de todos os concorrentes, sejam eles:
- diretos –
aqueles que atuam no mesmo nicho de mercado;
- indiretos –
que podem operar em outros segmentos, mas oferecem produtos substitutos.
Ao final da análise
de mercado, o empreendedor deve demonstrar que conhece plenamente os limites
e potencialidades do seu mercado-alvo, indicando para os analistas do
plano o seu preparo para lidar com esses elementos. |