1 - Estratégia e novo negócio

Discutidas a descrição da empresa e a análise do mercado em que pretende atuar, podem ser reunidas as informações produzidas e pensar na estratégia que o novo negócio irá adotar.


Estratégia é a forma de atuação definida pela empresa
no ambiente competitivo em que ela está inserida.


A análise estratégica, assim, é a atividade que objetiva definir a forma de atuação.

Uma vez escolhida, a estratégia funciona como guia para atuação da empresa em todas as áreas. A análise estratégica delimita os parâmetros para o funcionamento do novo negócio, em longo prazo; com base nas variáveis deverão ser tomadas as decisões de médio e curto prazos.

Por esse motivo, a estratégia demarca o universo das decisões a serem tomadas em outras seções do plano e proporciona a integração de todas elas.

Na tentativa de definir condições favoráveis a serem seguidas, a análise estratégica leva em conta todos os elementos do ambiente competitivo em que o novo negócio irá atuar.



Copyright © 2010 AIEC.