1º Passo – Identificação dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças - A análise SWOT deve ser iniciada pela identificação de todos os pontos fortes e pontos fracos da empresa, bem como das oportunidades e ameaças que ela prevê no seu campo de atuação.

Boa parte da análise é facilitada pela elaboração acurada das seções anteriores. A “descrição da empresa” dirá muito sobre os recursos que ela possui, ao passo que a “análise de mercado” terá fornecido todos os elementos necessários para que sejam listadas as oportunidades e as ameaças.

Uma boa maneira de fazê-lo é criar um quadro em que esses itens possam ser facilmente visualizados.

Antes de a listagem ser considerada completa, é importante certificar-se de que todos os membros da equipe gerencial tenham validado os itens incluídos. O autoconhecimento do empreendimento é muito importante para a definição de sua estratégia e para o seu sucesso. Assim, quanto mais colaboradores estiverem envolvidos, maiores as chances de a análise SWOT estar refletindo a realidade e não a concepção de um ou outro dirigente.

Dois cuidados devem ser especialmente tomados aqui: mascarar as dificuldades e indicar os riscos inadequados.



Copyright © 2010 AIEC.