Resumo

A análise estratégica é o estudo desenvolvido para definir a atuação da empresa no ambiente competitivo em que ela estará inserida, ou seja, sua estratégia.

A estratégia do novo empreendimento será o guia de suas ações de longo prazo. Assim, delimita e condiciona as ações de médio e curto prazo, necessariamente coerentes com as diretrizes de longo prazo. Logo, na elaboração do plano de negócio, a estratégia atua como “o fio condutor” e agrega as ações propostas nas demais seções do plano.

O processo de análise estratégica compreende três etapas:

  • definição da visão e missão da empresa;
  • análise SWOT;
  • definição dos objetivos e metas do novo negócio.

Definir a visão da empresa significa expor aonde ela quer chegar e qual o seu modelo ideal de atuação no futuro. Já a missão diz respeito à natureza e forma de participação no mercado, explicitando as necessidades que o negócio irá suprir.

A análise SWOT, por sua vez, é a “espinha dorsal” da análise estratégica. Consiste em identificar os pontos fortes e pontos fracos, as oportunidades e ameaças, com as quais a empresa irá se defrontar.

O resultado desta etapa é a demonstração dos fatores críticos de sucesso para o novo negócio, bem como das ações que precisam ser desenvolvidas para o adequado enfrentamento das pressões do ambiente competitivo.

Os dados da análise SWOT permitem que o empreendedor defina, com clareza, os objetivos e metas do novo negócio. Esses, evidentemente, devem ser adequadamente desenvolvidos em cada uma das seções do plano, assegurando a coerência das ações propostas.

O resultado da análise deve ser o de identificar os recursos estratégicos da organização, ou seja, os fatores que podem assegurar sua competitividade em seu microambiente competitivo.

Isso orientará a definição da estratégia, e a decisão do empreendedor entre as opções de uma estratégia de diferenciação ou de menor custo, considerando o nicho de mercado identificado.



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