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Assim, no lançamento, os custos de comercialização
tendem a ser muito altos, pois é necessário investir recursos
na divulgação do produto ou serviço e o volume de vendas
ainda é baixo.
2) A fase de crescimento vivencia o aumento do volume de vendas, quando os custos de comercialização se estabilizam porque os clientes já conhecem o produto, passa-se a experimentar um período de lucros crescentes. 3) Na maturidade, o volume de vendas cresce menos e são necessários novos investimentos para a comercialização, a fim de estabilizar a lucratividade. 4) No período de declínio, o volume de vendas cai e o produto ou serviço tende a ser extinto; os custos de colocação dele no mercado já não permitem a obtenção de lucros. Os estágios do ciclo de vida não devem ser
analisados do ponto de vista da empresa, mas do negócio. A empresa
start-up pode estar propondo um produto que se encontra no estágio
de maturidade. Ele terá que mostrar, na sua estratégia e
no seu plano de marketing, como pretende superar a tendência
ao declínio e, assim, viabilizar o negócio. Note que, em
função dos custos envolvidos no processo de comercialização
e das receitas previstas com vendas, identificar o estágio do produto
ou serviço terá repercussões, ainda, no plano financeiro |
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