4 – Processo de Produção e/ou de Comercialização

Produtos e Serviços: processo operacional

Nesse aspecto o plano tem o objetivo de detalhar os produtos e serviços que o novo empreendimento (empresa ou unidade de negócios) pretende oferecer. A descrição não requer que o autor do plano entre em pormenores de engenharia ou tecnologia; mas deve ser capaz de fornecer ao leitor a noção exata de todas as características do produto e/ou serviço.

Lembre-se que os produtos e os serviços possuem atributos físicos a serem relatados, embora possuam atributos intangíveis, quais sejam as necessidades que irão suprir, e que não devem passar despercebidos.

No caso dos produtos, a descrição do processo operacional implica em descrição de todo o processo produtivo, desde a escolha das matérias-primas e seus fornecedores, da armazenagem da mesma, passando pelo processo de transformação em si, descrevendo os controles de qualidade que serão implementados, até chegar, ao produto final e a sua forma de comercialização e distribuição.

No caso dos serviços, o processo operacional de prestação deve ser descrito levando-se em conta o seu início, o momento em que há o primeiro contato com o cliente, em que há demanda do serviço ou que este lhe é oferecido, até o momento em que o serviço é finalizado. Indica as situações em que será dada assistência contínua ao cliente. Em ambos os casos, é recomendado utilizar-se representação gráfica do processo, fornecendo clara e rapidamente ao leitor as condições para compreender toda a operação.

É importante ter em conta que mesma empresa e o mesmo negócio podem abarcar produção e serviços.

Tudo deve ser ressaltado na descrição, mostrando como a empresa encara a complementaridade necessária.

Exemplos de processo de produção, comercialização, e prestação de serviços.



Copyright © 2010 AIEC.