1 - A importância do plano financeiro

Até este ponto da elaboração do plano de negócios, tivemos oportunidade de tratar de um conjunto de elementos que compuseram a descrição de uma oportunidade de negócio e de como ela poderia ser explorada.

Para tanto, após analisarmos o processo de definição do negócio, descrevemos como seria estruturada a organização que irá conduzi-lo.

Expusemos, ainda, as condições do mercado onde a empresa pretende atuar. Com base nestas considerações, passamos à definição de como a empresa pretende atuar estrategicamente e qual o seu plano de marketing para transformar a oportunidade identificada em uma realidade.

Chegamos, agora, à seção geralmente considerada como a mais complexa pela maioria dos empreendedores. Isto é compreensível. Já abordamos, em outros momentos, a dificuldade pela qual passam vários empreendedores de formalizar seus planos que, de forma tácita, estão para eles tão óbvios e cujos resultados positivos são inevitáveis. Se esta dificuldade aparece na necessidade de descrição dos planos, imagine colocá-los em números e submetê-los a um conjunto de cálculos de avaliação.

Mas não deveria ser assim. O plano financeiro vem, neste ponto, consolidar o plano de negócio. Assim, é simplesmente a consequência lógica das seções anteriores, a expressão numérica dos argumentos colocados. Em outras palavras, tudo o que até aqui foi proposto pelo empreendedor terá, agora, que demonstrar sua viabilidade.

O que significa, então, demonstrar a viabilidade do negócio?



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