Atualização periódica: A última diretriz diz respeito, por um lado, ao papel do plano de negócio como instrumento de gerenciamento do novo empreendimento, seja uma nova empresa, seja um novo negócio em uma empresa já existente. Por outro, as alterações mercadológicas podem alterar projeções integrantes do plano. Em ambos os casos, o plano financeiro deve ser constantemente atualizado.

Caso o negócio já esteja em operação, à medida que os dados reais vão sendo contabilizados, eles devem substituir os projetados e servir como parâmetros para o redimensionamento das projeções. A comparação entre previsto e realizado serve de medida do bom andamento do negócio.

Mesmo que o negócio ainda não esteja operando, é preciso ter em conta que, muitas vezes, um plano de negócio pode ficar longos períodos em análise. Mesmo já tendo sido apresentado o plano, o empreendedor deve procurar atualizá-lo com as novas informações que o contexto mercadológico vai apresentando. Isto demonstra sua capacidade de acompanhamento do ambiente competitivo, reforçando a credibilidade do plano, mesmo que novos dados possam piorar algumas estimativas.



Copyright © 2010 AIEC.