F. Análise do fluxo de caixa e projeções

O fluxo de caixa é o principal instrumento de gestão financeira para novos empreendimentos. Ele apresenta as entradas e saídas de recursos da empresa. Muitos dos indicadores de viabilidade são elaborados com base nos dados do fluxo de caixa. Sua projeção deve ser elaborada para todos os meses nos primeiros dois anos, podendo ser trimestral ou anual do terceiro ao quinto ano. Esta projeção, por sua vez, deve ser acompanhada de uma análise sobre o comportamento do fluxo de caixa em situações alternativas.

Segundo Bangs (2002), a projeção do fluxo de caixa é o instrumento de planejamento financeiro mais importante para o administrador. Sua análise do fluxo de caixa:

“A projeção do fluxo de caixa procura orçar as necessidades de dinheiro de uma empresa, mostrando como o dinheiro entrará e sairá da empresa no decorrer de um determinado período. O dinheiro entra na empresa através de vendas, cobrança dos recebíveis, injeção de capital, etc. e sai através de pagamentos à vista de despesas de todos os tipos.” (BANGS, 2002, p. 107)

Esse instrumento financeiro enfatiza os pontos do calendário no momento em que o dinheiro entrará e sairá da empresa. A vantagem de saber quando os desembolsos deverão ser realizados é a possibilidade de se planejar tais desembolsos e não ser forçado a recorrer a empréstimos repentinos para atender às necessidades do caixa.

G. Registros históricos (para um empreendimento existente)

Pode-se dizer que o registro do que aconteceu no passado é parte integrante do plano de negócios da empresa. Bangs (2002) nos informa que para a maioria das transações comerciais, balanços e demonstrativos de receita dos últimos três anos são suficientes. O terceiro componente importante dos registros financeiros passados da empresa é constituído pelas declarações dos impostos sobre a renda. Devem ser preenchidos pelo menos uma vez ao ano. Eles constituem um resumo do que a empresa ganhou, como ganhou e quais foram suas despesas dedutíveis. Se o empresário decidir vender seu negócio, tais declarações serão a comprovação mais importante do preço pedido e, com certeza, serão solicitadas e examinadas pelos possíveis compradores. Os registros de impostos poderão ser utilizados como uma fonte adicional de informações.



Copyright © 2010 AIEC.