3 - Primeiros passos

Podemos partir, agora, para a elaboração do plano financeiro. Atentos às diretrizes e à estrutura, devem ser adotados alguns procedimentos práticos. Destacamos, aqui, aqueles indispensáveis:

  • Retomar os dados financeiros ao longo do plano: o primeiro procedimento é o de compilar os dados já mencionados em outras seções do plano, em especial na descrição da empresa e no plano de marketing, a fim de dispô-los nos demonstrativos contábeis a serem projetados e nos indicadores econômico-financeiros.
  • Selecionar as fontes dos dados que serão utilizadas: fontes reconhecidas no mercado devem ser definidas para fornecer os instrumentos de comparação com os dados do segmento de mercado.
  • Definir os gastos fixos e os gastos variáveis: ao retomar os dados dos planos e contar com as informações de fontes credenciadas, o empreendedor precisa definir quais são seus gastos fixos e quais os gastos variáveis. Esta diferenciação precisa ser estabelecida para instruir a formatação dos demonstrativos contábeis e o cálculo dos indicadores.

Segundo Bangs (2002), o primeiro passo em direção ao gerenciamento do negócio para obtenção dos lucros é estabelecer um sistema de escrituração que forneça os dados brutos para os documentos de controle a seguir: balanço, análise do ponto de equilíbrio, informações sobre os rendimentos e análise do fluxo de caixa. Esses documentos serão vistos detalhadamente nesta unidade.

O sistema de escrituração da empresa deve ser suficientemente simples para que o empresário ou um funcionário possa mantê-lo atualizado diariamente, com provisões de resumos semanais, mensais, trimestrais e anuais. É importante que esse sistema contenha controle monetário (talão de cheques e uma fita de registro de dinheiro em caixa são parte de seu sistema de escrituração).

Os documentos de controle mencionados anteriormente fornecem a estrutura para o planejamento da empresa. Usados de forma adequada, funcionam como instrumento orçamentário, um sistema de alerta precoce, um identificador de problemas e um gerador de soluções. Esses demonstrativos devem ser usados sistematicamente. O empresário deve criar o hábito de se dedicar ao menos algumas horas a cada mês, para analisá-los, assim que o negócio estiver funcionando.



Copyright © 2010 AIEC.