1 - Demonstrações Financeiras no Plano de Negócios

Os demonstrativos contábeis são instrumentos criados para traduzir a situação econômico-financeira das empresas de forma padrão, permitindo sua análise com clareza e, assim, possibilitar comparação objetiva entre empresas.

Independentemente das obrigações legais de publicação destes instrumentos, que, via de regra, não atingem as pequenas empresas, a utilidade dos demonstrativos extrapola em muito a exigência legal e tornou-se uma necessidade em toda análise empresarial.


No caso de empresas já existentes, que estão elaborando um plano de negócio para examinar a viabilidade de um novo empreendimento, os demonstrativos contábeis devem favorecer ao analista um histórico financeiro e patrimonial da empresa. Essas informações colaboram para a compreensão do significado do empreendimento na estrutura de capital da empresa, bem como significam confiabilidade nas projeções apresentadas.

 


Em se tratando de uma nova empresa, os demonstrativos atuam principalmente nesta última função, ou seja, como uma síntese de todos os investimentos e resultados mencionados durante o plano e como base para a análise de sua viabilidade.

Em todos os casos, a elaboração dos demonstrativos deve estar a cargo de profissional habilitado, o Contador, devidamente registrado no órgão de classe respectivo. Pode ser um funcionário da empresa ou, como é usual em micro e pequenas empresas, um escritório de contabilidade contratado para este serviço.

Mais uma vez fica clara a necessidade de que o plano seja articulado em seu conjunto, evitando contradições e inconsistências que serão facilmente identificadas por um analista, abalarão a confiabilidade de suas proposições e o inviabilizarão como um instrumento administrativo para o próprio empreendedor.



Copyright © 2010 AIEC.