4 - Importância do Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é um dos demonstrativos contábeis que necessariamente devem integrar o plano de negócios.

Na verdade, por sua característica dinâmica e pelo conjunto de informações que ele pode fornecer, o fluxo de caixa constitui o principal instrumento de gerência financeira para novos empreendimentos e, assim, o principal item do plano financeiro.

Muitos autores, para definir o fluxo de caixa, recorrem a uma analogia com o controle que uma pessoa física executa sobre sua conta corrente junto a um banco. Todo mês, esta pessoa acompanha as movimentações de sua conta corrente, verificando o ingresso de recursos (entradas) e efetuando os pagamentos devidos (saídas). Durante o período que intercala uma entrada e outra, a pessoa organiza seus rendimentos para fazer frente às saídas previstas e, se possível, poupar recursos para emergências. Quando o saldo de entradas e saídas se mostra positivo, busca-se uma forma de remuneração do recurso excedente, uma aplicação financeira, por exemplo, que permita, ao menos, a manutenção do poder de compra deste recurso para ser utilizado em outro momento, de acordo com os planos que esta pessoa tem. Não resta dúvida de que essa analogia é absolutamente procedente.

O fluxo de caixa está para a empresa como o controle de uma conta corrente bancária comum está para uma pessoa física. A diferença normalmente encontrada é no volume de transações bem superior que uma empresa acaba por fazer.



Copyright © 2010 AIEC.