É importante observar alguns pontos teóricos críticos para as considerações acerca do ponto de equilíbrio:

  • É necessário que se tenha clareza quanto à estrutura de custos para que o ponto de equilíbrio possa ser calculado.
  • Os custos fixos, integrantes da fórmula de cálculo do ponto de equilíbrio, são fixos até determinado volume de produção, após o qual novos investimentos são necessários para que a produção possa ser expandida, alterando a base dos custos fixos.
  • Quanto mais próximo o ponto de equilíbrio estiver da capacidade máxima de produção, menos viável será o empreendimento, já que ele precisará obter a ocupação próxima do total para começar a produzir resultados e, caso não faça novos investimentos, estes resultados estarão limitados.

O ponto de equilíbrio é um dos indicadores mais visados por analistas de planos de negócio, sejam financiadores ou investidores. Assim, com os cuidados acima ressaltados, deve ser apresentado no plano financeiro logo após a apresentação do fluxo de caixa.

De acordo com Bangs (2002), esse documento poderá ser utilizado para tomar decisões em áreas decisivamente importantes como: definir preços, comprar ou alugar equipamentos, projetar lucros ou perdas para diferentes volumes de vendas, e até mesmo para contratar ou não um novo funcionário.



Copyright © 2010 AIEC.