Caso seja um Plano de Negócio para empresa nova, o modelo deve ser o seguinte:

Seção do Plano
Aspectos Fundamentais
Dica
Capa
Apresentar todas as informações básicas de forma clara e objetiva: nome da empresa, nome de quem elaborou o plano, contatos da empresa e de seus responsáveis. A capa é o primeiro contato do leitor/analista com o plano. Assim, capriche na apresentação, mostrando o profissionalismo do projeto.
Sumário
Listagem das seções e subseções mais relevantes e suas respectivas páginas. Muitos planos de negócio são analisados por profissionais diferentes, conforme o item do plano considerado. Faça uma distribuição adequada das seções e subseções, de forma que o leitor não tenha que ficar procurando um determinado item importante.
Sumário Executivo
Deve apresentar o plano, mencionando os dados principais do mesmo e os elementos cruciais para definir a viabilidade do negócio. O sumário executivo deve ser a última seção a ser redigida, para espelhar com fidelidade o conteúdo do plano. Não se esqueça de manter uma linguagem objetiva, profissional, mas trabalhando cada parágrafo, cada frase, de forma a despertar o interesse na leitura completa do plano.
Descrição da Empresa
A descrição da empresa envolve diversos aspectos, como a identificação da oportunidade de negócio que será explorada, a caracterização geral da empresa, as competências da equipe gerencial, a política de gestão de pessoas e os parceiros do negócio. Certifique-se de ter dado a atenção devida a cada um desses itens. - Ser o mais descritivo possível;
- Redigir com linguagem profissional, mas incisiva, os pontos fortes do negócio;
- Procure descrever claramente a oportunidade de negócio. Não é necessário descrever todo o processo que conduziu à identificação, como a etapa de geração de ideias. Porém, os aspectos decisivos que o fizeram investir na elaboração do plano devem ser consistentemente justificados. Além disso, as características da empresa devem ser descritas com cautela, procurando indicar a relação da estrutura proposta com a oportunidade. Lembre-se: uma empresa deve ser originada de uma oportunidade de negócio. Sua estrutura, portanto, não deve exceder ou ficar aquém das exigências para atender essa oportunidade.
- Caso uma seção como política de gestão de pessoas requeira um cuidado especial e tenha ficado muito extensa ou sem o destaque que você gostaria de dar, não há problema em criar uma seção exclusiva para este tema. Neste caso, crie esta seção logo após a descrição da empresa. Em alguns casos, isto pode ocorrer, também, com a descrição dos produtos e serviços.
- Não modifique as informações. Assegure-se da consistência dos dados. Reconheça os limites e problematize sobre formas de superá-los.
- As questões legais, como estrutura societária e demais registros pertinentes, devem ser objetivamente tratadas.
- Não se esqueça dos parceiros, como várias assessorias que você pode precisar para viabilizar seu negócio.
Análise de Mercado
A análise de mercado envolve uma descrição do setor, do nicho de mercado focado e, dentro deste, do comportamento dos consumidores e concorrentes. O objetivo da seção é que o empreendedor demonstre o conhecimento pleno do mercado, considerando seu potencial e as dificuldades que serão enfrentadas. O Empreendedor deve ser “senhor” do seu nicho de mercado. Conhecer concorrentes e clientes é um pressuposto para o sucesso. Um analista de plano de negócio buscará identificar se o empreendedor tem estes conhecimentos e se ele avalia adequadamente o seu segmento.
Análise Estratégica
A análise estratégica deve expressar a missão e a visão da empresa, bem como uma consideração objetiva sobre os pontos fortes e pontos fracos, oportunidade e ameaças com que o novo empreendimento irá se deparar. A estratégia é a base para a ação da empresa em longo prazo, logo, condicionando as ações de curto e médio prazo que estão listadas nas outras seções. Um método simples e eficaz para uma boa análise estratégica é utilizar a análise SWOT. Procure incorporar todos os elementos necessários. Definida a visão e a missão da empresa, e concluída a análise SWOT, estão dadas as condições para estabelecer um plano de objetivos e metas que transmita as diretrizes da empresa para os próximos anos.
As considerações estratégicas devem apontar, ainda, para os aspectos centrais da implementação do novo negócio.
Plano de Marketing
O plano de marketing deve prever o tratamento de cada um dos itens do mix de marketing: preço, produto, praça e promoção. O plano de marketing deve guardar coerência com a estratégia e demonstrar como os clientes potenciais identificados serão acessados. Em cada negócio, o mix terá um equilíbrio diferente. Não se deixe levar por receitas genéricas, abordando cada item com a exigência concreta do negócio em questão.
Plano Operacional

Descrever como funciona oempreendimento na parte operacional, nos aspectos que envolvem o quadro de necessidade de pessoal e política de recursos humanos, produção, logística, processos e políticas comerciais.
Para descrever é preciso pensar na empresa em operação plena, visualizando todas as áreas.
Plano Financeiro
O plano financeiro deve apresentar os principais demonstrativos contábeis, projetados para períodos de 3 a 5 anos, e os indicadores pertinentes para a análise da viabilidade e atratividade do investimento requerido para o negócio. O plano financeiro é a seção mais procurada por muitos analistas. Ele condensa e expressa em números tudo que foi argumentado até aqui. Por isso, discrepâncias entre o que foi previsto nas demais seções e os dados inseridos no plano são risco muito grande para a consistência de todo o trabalho. Assegure-se de que não há divergências.
Outro aspecto importante é contextualizar seus resultados. Veja se você comparou seus resultados com os resultados médios do setor. Caso seu negócio seja muito novo e não possua uma comparação fácil com outros similares, recorra à criatividade mostrando a evolução de negócios inovadores, mesmo que em outros setores.


Para empresas existentes, a estrutura do Plano de Negócios deverá conter:

Após a descrição da empresa deve-se inrerir o item a seguir:

Análise Fiannceira Atual: composta pelas demonstrações financeiras dos três últimos exercícios, bem como os principais indicadores financeiros do negócio.

O plano de marketing deverá prever o reposicionamento do negócio como segue:

Plano de Marketing com Reposicionamento do Negócio: refere-se aos 4 P's, e as suas novas políticas e estratégias para a empresa.

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