Plano desenvolvido sobre uma concepção equivocada da oportunidade de negócio
A definição precisa da oportunidade de negócio deve conter claramente a necessidade de mercado que será suprida. Com base nisso, o planejamento de produtos e serviços deve ser direcionado para atendê-la, bem como a estrutura de toda empresa. Uma oportunidade mal identificada, por sua vez, fará com que o plano seja estabelecido em bases irreais e, mesmo que bem estruturado, trará resultados não confiáveis.
Análise de Mercado versus Adivinhações de mercado
Empreendedores tendem a extrapolar seus desejos, imaginando que sejam desejos do mercado. “Adivinhar” o que o mercado quer é uma aventura invariavelmente mal sucedida. Uma pesquisa de mercado, mesmo que modesta, deve ser o ponto de partida para identificar as condições em que a futura atividade irá operar.
“O negócio é tão bom, que não há concorrência!”
Já discutimos o perigo do empreendedor considerar sua ideia como única, original, sem expô-la ao mínimo debate, à crítica. Isto se reflete, de outro modo, no ato de subestimar a concorrência. Muitas vezes não se compreende certos limites do mercado, estando do lado de fora. Além disso, é preciso considerar concorrentes diretos e indiretos, para evitar surpresas desagradáveis.
Imprecisão na definição da estrutura societária
A sociedade é, muitas vezes, a única forma de viabilizar um empreendimento. Entretanto, o papel de cada sócio e os demais regramentos da sociedade devem estar muito bem definidos antes da operação.
Parcerias descompromissadas
Parcerias são fundamentais para viabilizar um negócio, já discutimos isto. No entanto, é preciso que os compromissos dessas parcerias sejam muito bem esclarecidos. O ideal é que contratos sejam firmados. Citar uma parceria no plano, sem demonstrar as bases em que ela está estabelecida, pode ser um “gol contra”.
Analisando o valor para definir preço
O valor de um produto ou serviço é definido pelo mercado. Assegure-se de que sua estrutura de custos está adequada e de estar com preços compatíveis com os diferenciais de seu produto perceptíveis na avaliação dos clientes.
Qualidade percebida pelo cliente
Quem define a qualidade é o cliente. Não deixe de ofertar, no mínimo, aquilo que o cliente espera. Busque, sempre, surpreendê-lo.
Capitalização do negócio
Os investimentos no negócio acompanham toda a sua existência. Apresentar um planejamento de como o negócio será capitalizado é fundamental.

Adaptado de Salim et al. (2001)



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