Resumo

Coeteris paribus representa a expressão em latim ‘tudo o mais constante’. Sob essa suposição, uma análise será isolada, ou seja, o objeto estudado não afeta nem é afetado pelos demais, possibilitando estudar o efeito sobre ele, de forma independente.

Demanda representa a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo (semana, ano, mês). Por isso, representa um fluxo.

Observando a demanda, verificou-se uma relação inversa, de causa e efeito, entre o preço e a quantidade demandada, tida como lei geral da demanda: quando o preço cai (causa), a quantidade comprada se eleva (efeito) e, quando o preço sobe (causa), a quantidade comprada se reduz (efeito), mantidos os demais fatores constantes (coeteris paribus).

A representação matemática é dada por coeteris paribus Qxd = sendo <0. A primeira derivada é negativa, mostrando uma relação inversa entre as variáveis (declividade negativa da curva de demanda) e confirmando a lei geral da demanda.

O efeito conjunto das variações no preço do bem e da quantidade demandada é chamado efeito preço total.

O efeito preço total se subdivide em efeito renda proveniente do aumento (queda no preço) ou redução (aumento do preço) do poder de compra do consumidor e efeito substituição, que é sempre negativo, pois resulta da substituição, pelo consumidor, dos bens relativamente mais caros pelos relativamente mais baratos, mesmo que estes não tenham mudado de preço.

A quantidade demandada de um produto também é afetada pelo preço de outros bens: os concorrentes ou substitutos e também pelos bens complementares.

Os substitutos são descritos matematicamente por: Qxd = (Ps), supondo coeteris paribus, sendo ’(Ps)> 0. A primeira derivada é positiva, a relação entre as variáveis é direta. Ao variar o preço de um bem substituto do bem X, a quantidade demandada de X varia no mesmo sentido.

Os complementares são descritos matematicamente por: Qxd = (Pc), supondo tudo o mais constante e sendo ’(Pc) <0. A primeira derivada é negativa, a relação entre as variáveis é inversa. Portanto, as variações no preço de um bem complementar de X geram variações da quantidade demandada do bem X em sentido contrário.

A renda também afeta a quantidade demandada pelo consumidor. Sua relação matemática é: Qxd = (R), supondo tudo mais constante, sendo ’(R)> 0. A primeira derivada é positiva, a relação entre as variáveis é direta; portanto, variações na renda gera variações da quantidade demandada do bem X no mesmo sentido. Isto para bens que respeitam a lei geral da demanda, ou seja, bens normais.

Quando a primeira derivada de Qxd = (R) – supondo tudo o mais constante – for negativa, ou seja, ’(R) <0, esse bem será chamado de inferior, pois, ao variar a renda do consumidor, a quantidade demandada do bem varia no sentido contrário. Um tipo especial de bem inferior é o bem de Giffen, que possui relação de preço direta e de renda inversa, tem efeito substituição menor que o efeito renda.

Os hábitos do consumidor também afetam as quantidades demandadas. No caso, podem ser relações diretas ou inversas com a demanda, pois têm por base a cultura dos consumidores e a influência de propagandas e campanhas promocionais sobre eles.


Copyright © 2010 AIEC.