Pode-se, ainda, representá-la por família de isoquantas, mapa de isoquantas ou mapa de produção, representando o conjunto de isoquantas, como no Gráfico nº 02, correspondente aos diferentes níveis de produção, possíveis de se alcançar com a tecnologia. Os níveis mais baixos de produto são representados pelas isoquantas mais próximas da origem (Q1) e, quanto mais afastado da origem, maiores os níveis de produção (Q2, Q3 etc.).
Nesse mapa, o formato das isoquantas identifica o grau de substitutibilidade, que é tecnicamente possível entre os fatores. Nas curvas mostradas até o momento, trata-se implícita ou explicitamente de funções de produção de proporção variável; ou seja, qualquer combinação de capital e mão de obra pode ser utilizada na produção. No caso de uma linha convexa em relação à origem, os fatores serão substitutos, porém não perfeitos. Entretanto, é possível que dois insumos – tais como carros e volantes, ou um par de sapatos – possam ser utilizados em proporções fixas. É possível demonstrar como deve ser a aparência das isoquantas numa função de produção de proporções fixas. A proporção do capital com a mão de obra é fixada física e imutavelmente.
A proporção é dada pela inclinação do raio ON. As isoquantas são necessariamente ângulos retos. Para a produção Q1 é necessário usar o capital e o trabalho na proporção L1K1. Dada a quantidade de mão de obra L1, não importa se é utilizado mais capital do que K1. De fato, superior a K1, seria tecnicamente ineficiente. O único produto disponível é Q1. Inversamente, dada a quantidade de capital K1, não importa s e é usada mais mão de obra do que L1. Mais do que L1, seria tecnicamente ineficiente e o próximo nível de produção é Q2. Aí, a quantidade necessária de mão de obra é L2 e a quantidade de capital, K2. A proporção L2: K2 é igual à proporção L1: K1. Esta é a natureza das funções de produção de proporção fixa. Nesse caso, os fatores não serão substitutos. O mundo real não exibe grande número de funções de produção de proporção fixa. Quando as isoquantas são perpendiculares, como no Gráfico nº 03, dizemos que os insumos são perfeitamente complementares; isto é, devem ser utilizados em proporções fixas. Nesses casos, é útil falar da demanda de pacotes de dois insumos em sua proporção fixa. |
Copyright © 2010 AIEC.
|