Na análise das curvas de custos em microeconomia, são considerados, também, os custos de oportunidade ou custos alternativos. Representam o sacrifício feito, em termos do que se deixa de produzir de um bem ou produto, ao optar-se por determinada produção de outro bem ou produto. São custos implícitos e não apenas custos contábeis, custos explícitos, pois envolvem desembolso monetário. Por exemplo, é considerada nas curvas de custos, no sentido econômico, uma estimativa do aluguel que a firma, possuidora de prédio próprio, eventualmente pagaria se precisasse alugá-lo.

Dessa diferença do enfoque contábil para o econômico, resulta clara distinção da avaliação privada, que é financeira e específica da empresa, e avaliação social, que analisa custos e benefícios para toda a sociedade derivada da atividade produtiva; principalmente no que tange a projetos de investimento. São as chamadas externalidades ou economias externas. Por exemplo.

As economias externas – por exemplo, as provenientes da pesquisa em tecnologias da informação baratearam os custos da Internet e geraram redução dos custos de informação. Isso talvez explique a expansão on-line dos serviços bancários e dos negócios com ações, que podem representar externalidades positivas. Entretanto, a Internet também torna barata a desinformação, pois nem toda informação é valiosa. Outro efeito é o fato de que essas tecnologias são poupadoras de mão de obra, o que tem gerado, por exemplo, muitas demissões no setor bancário, caso em que foram geradas externalidades negativas com o uso das modernas tecnologias da informação.



Copyright © 2010 AIEC.