| 2
- Custos no curto prazo
Os custos de produção estão associados aos insumos e, como na Teoria da produção, existe pelo menos um fator fixo identificado, por exemplo, o tamanho ou dimensão da firma, e fatores variáveis, como mão de obra e matérias-primas. Tal firma apenas poderá aumentar ou diminuir sua produção por meio da utilização dos fatores mão de obra e matérias-primas. Seu tamanho é constante, não podendo ser aumentado ou diminuído em curto prazo.
Os custos associados ao tamanho da firma (K) não mudam, nem quando a firma muda seu nível de produção, nem com produção zero, ou mesmo produzindo em sua capacidade máxima. A firma incorre nos mesmos custos, ocorrendo os então chamados custos fixos totais (CFT), representados pela quantidade utilizada do fator fixo, multiplicado pelo seu preço:
No caso dos custos da mão de obra (L) e das matérias-primas (MP), os custos mudam quando a produção varia dentro de certos limites, dependendo da quantidade produzida. São chamados de custos variáveis totais (CVT).
Havendo insumos fixos e variáveis e respectivos custos, ao se associarem essas relações, pode-se formular a equação do custo total de curto prazo (CTCP). |
Copyright © 2010 AIEC.
|