4 - Curva de isocusto e a conduta de otimização

No estudo do comportamento do produtor – no sentido de alcançar o equilíbrio com a maximização de seus resultados, a Teoria Microeconômica utiliza ferramental análogo à Teoria do consumidor. Vale-se dos conceitos de tabelas de indiferença de produção ou de isoquantas e, ainda, do isocusto para definir o equilíbrio do produtor.


O isocusto é a ferramenta que coloca, na análise da otimização de resultados da firma, a parte referente aos preços dos fatores utilizados e aos custos de produção. Na verdade, o isocusto nada mais é do que uma linha de preços da firma e pode ser definido como a linha em que, em todos os pontos, estão representadas combinações de fatores que resultam sempre na mesma despesa total para a empresa.

Partindo-se da suposição de os preços dos fatores manterem-se constantes no período da análise, visto que pequenas variações dos preços gerariam mudanças “radicais” na demanda por esses fatores (perfeitamente elástica), apresentamos a tabela seguinte e sua respectiva curva de isocusto representada por uma reta.

Tabela nº 02



Copyright © 2010 AIEC.