2 - Sistemas econômicos

A forma como as sociedades se organizam - do ponto de vista econômico, político, social e da inter-relação e mútua dependência do conjunto desses elementos - define a organização econômica ou sistemas econômicos possíveis de serem classificados de duas formas principais: capitalista e socialista.

Sistema capitalista ou economia de mercado: conjunto de regras que atuam nas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção, com a divisão do trabalho e a utilização da moeda.


Nos mercados capitalistas, os preços determinam o interesse dos produtores em realizar a produção - quando abaixo do custo, eliminam o incentivo; ao contrário, encorajam a produção - e determinam os níveis de consumo - preços altos desencorajam o consumo e baixos estimulam formando um sistema de preços.


Além de equilibrar a produção e o consumo, os preços também ajudam na melhor alocação dos recursos produtivos e controlam, em boa parte, as rendas individuais.


Pode-se então concluir que, em uma economia de mercado, o sistema de preços constitui o mecanismo diretor, atuando de maneira automática na orientação do julgamento dos agentes econômicos.



Copyright © 2010 AIEC.