3 - O âmbito da análise

Tudo o que acontece nos mercados tem consequências próximas e distantes.

  • O surgimento de nova tecnologia, em dado mercado, tem consequências diretas sobre esse mercado. À medida que alguma empresa começa a adotá-la, os seus custos reduzem-se e as vendas aumentam. Essas vendas adicionais podem ser conseguidas por meio de atração de clientes que não compravam anteriormente o produto ou à custa de clientes que adquiriam, anteriormente, das empresas rivais. Essas podem responder de forma vigorosa ou, pelo contrário, ignorar o fato. O movimento inicial e a resposta das outras empresas podem ter como consequência, maior ou menor, alteração dos preços e maior ou menor alteração das quotas de mercado das empresas.
  • A nova tecnologia também apresenta resultados menos imediatos no mercado. A expansão das vendas de uma empresa provoca mais compras às empresas fornecedoras, contratação de maior número de trabalhadores, aumento da massa salarial da empresa e, provavelmente, acréscimo dos lucros da empresa. Tais lucros podem ser reinvestidos ou distribuídos pelos donos da empresa. Em qualquer dos casos, tal como os salários, eles vão ser usados para comprar outros produtos. Para expandir a produção desses produtos, é também necessário contratar mais trabalhadores, comprar mais matérias-primas etc. Alternativamente, esses rendimentos adicionais podem ser poupados. No caso, serão depositados num banco que os irá emprestar ou aplicados em ações ou obrigações, voltando então a ser usado para a aquisição de novos bens e serviços.


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