Pode-se analisar individualmente cada comprador e observar a quantidade que cada um estaria disposto a adquirir com o preço correspondente.

Ao se representar essas quantidades, respectivamente, nos eixos Y e X, a curva encontrada é chamada curva de demanda individual. Ao se observar o comportamento de cada indivíduo desenhando a sua curva, serão notadas as várias curvas de demanda individual. Da soma de todas as quantias que cada indivíduo se disponha a pagar, com cada preço representado graficamente, obtém-se a curva de demanda de mercado.

É de se supor existirem fatores que influenciam na decisão de adquirir ou não determinadas mercadorias, nos vários níveis de preços. Se alguns habitantes decidiram comprar imóveis mais caros, em virtude de serem mais próximos do centro, evidentemente estavam condicionados por suas rendas e tinham gastos com outras mercadorias (alimentos, roupas etc.). Não se sobrevive “apenas morando”; cada um deve estabelecer as suas prioridades e, a partir delas, efetuar as suas escolhas.



Copyright © 2010 AIEC.