1 - Curva de oferta

Na economia imaginária de Fernandópolis, no papel em que o leiloeiro desenhava uma linha vertical, para nela escrever os preços, tinha a lista de preços dos mais baixos para os mais altos. Na horizontal, ele anotava as quantidades de imóveis, dos menores preços para os maiores, da esquerda para direita. Após introduzir todos os preços totais dos vendedores e as respectivas quantidades ofertadas, o leiloeiro ligava esses pontos e formava a curva de oferta.

Portanto, é possível construir tabelas de oferta e, a partir delas, traçar as correspondentes curvas de oferta, como segue na tabela inédita do leiloeiro de Fernandópolis.

A curva acima mostra as várias quantidades de determinados bens e serviços que os produtores desejam vender no mercado em determinado período de tempo.

Da mesma forma que a demanda, a curva de oferta representa o plano, a intenção dos produtores ou vendedores racionais, e não a venda efetiva, afetada por variáveis, dentre elas: o preço de venda, os demais preços e os preços dos fatores de produção ou insumos.

O produtor, bem como o consumidor, é bastante sensível à variação de preço, sendo esta informação fundamental para determinar a quantidade a ser ofertada. O processo de produção é extremamente dependente da tecnologia disponível (por exemplo, melhorias tecnológicas podem aumentar a oferta) e dos próprios objetivos e metas do empresário (percepção da realidade e suas preferências).

 


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