Outros fatores que influenciam na decisão de produção e na oferta são relevantes, como:

O importante é verificar os pontos da curva de oferta que representam os pontos em que os vendedores racionais estarão minimizando seus custos.

A curva de oferta poderá abranger tanto a decisão de produção individual – apresentando a quantidade que cada firma estaria disposta a produzir a cada preço com uma curva de oferta individual – bem como a de um conjunto de ofertantes, representando o comportamento do conjunto de firmas. Desenhando para cada um a sua curva, teremos as várias curvas de oferta individual. Quando somadas todas as quantidades que cada firma estaria disposta a produzir a cada preço, tem-se então a curva de oferta de mercado.

Gráfico 2 – CURVA DE OFERTA NO FORMATO EXPONENCIAL

Em Fernandópolis, a curva de oferta tem a forma de uma reta positivamente inclinada, um formato linear. Porém, nem sempre é assim. A curva de oferta pode ter um formato potencial ou exponencial, dependendo de como os dados estatísticos forem apresentados, ou seja, de como se comporta a relação entre preços e quantidades, considerando-se que outros fatores comportamentais do mercado também auxiliam os agentes a determinar essa relação.

 


Copyright © 2010 AIEC.