Os agentes envolvidos na produção e venda de bens e serviços podem ser caracterizados por três tipos de comportamento no mercado:

  • fatores condicionantes – representados especificamente pelo preço e pelo tempo – condicionam a oferta por estar estreitamente relacionados com a hipótese de racionalidade dos produtores e, por consequência, de maximização de seus resultados;
  • fatores objetivos – representados pela existência ou não da oferta, considerando-se que, não existindo quantidade disponível de bens e serviços para venda, não haverá oferta;
  • fatores subjetivos – representados pela disposição do empresário à venda, fundamentado em análise subjetiva de cunho pessoal, na percepção pessoal da existência ou não de utilidade do bem para a economia (consumidor).


Tanto a oferta como a demanda são fluxos, pois necessariamente precisam ser definidas no tempo (oferta para uma semana, oferta para um dia e assim sucessivamente).

A curva de oferta mostra que o preço mais alto leva os vendedores a ofertar mais. O preço é a causa e a quantidade ofertada é o efeito; portanto, a curva tem inclinação positiva: o preço sobe, a quantidade se eleva; o preço cai, a quantidade abaixa. Preço e quantidade movem-se juntos, na mesma direção, ao longo da curva de oferta. Isso ocorre devido ao fato de se o empresário decidir produzir mais uma unidade, o preço deverá ser maior ou igualar-se ao custo de gerar o bem ou serviço. O acréscimo de custo referente à nova unidade representa o custo marginal da mercadoria. Para que as unidades adicionais sejam produzidas, o preço precisa subir. Dessa maneira, a curva de oferta inclina-se para cima porque os custos marginais sobem.

 


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