Os
agentes envolvidos na produção e venda de bens e
serviços podem ser caracterizados por três
tipos de comportamento no mercado:
- fatores
condicionantes – representados especificamente pelo preço
e pelo tempo – condicionam a oferta por estar
estreitamente relacionados com a hipótese de racionalidade dos
produtores e, por consequência, de maximização
de seus resultados;
- fatores
objetivos – representados pela existência ou não
da oferta, considerando-se que, não existindo quantidade disponível
de bens e serviços para venda, não haverá
oferta;
- fatores
subjetivos – representados pela disposição do
empresário à venda, fundamentado em análise subjetiva
de cunho pessoal, na percepção pessoal
da existência ou não de utilidade do bem
para a economia (consumidor).
Tanto a oferta como a demanda
são fluxos, pois necessariamente precisam ser definidas
no tempo (oferta para uma semana, oferta para um dia e assim sucessivamente).
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A curva de
oferta mostra que o preço mais alto leva os vendedores a ofertar
mais. O preço é a causa e a quantidade ofertada é
o efeito; portanto, a curva tem inclinação positiva: o preço
sobe, a quantidade se eleva; o preço cai, a quantidade abaixa.
Preço e quantidade movem-se juntos, na mesma direção,
ao longo da curva de oferta. Isso ocorre devido ao fato de se o empresário
decidir produzir mais uma unidade, o preço deverá ser maior
ou igualar-se ao custo de gerar o bem ou serviço. O acréscimo
de custo referente à nova unidade representa o custo
marginal da mercadoria. Para que as unidades adicionais sejam produzidas,
o preço precisa subir. Dessa maneira, a curva de oferta inclina-se
para cima porque os custos marginais sobem.
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