1 - Conceito de elasticidade

Cada produto possui sua própria capacidade com relação às variações dos preços e da renda. Tal sensibilidade ou reação pode ser medida por meio do conceito de elasticidade.


Genericamente, a elasticidade reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável, quando ocorrem alterações em outra variável. (Exemplo: preço, renda, gosto). O Conceito de elasticidade representa informação útil tanto para a empresa privada quanto para a administração pública.

A partir desse conceito, os economistas podem responder à pergunta: Quanto?


Os economistas só utilizam o estudo das elasticidades para que se possa prever, com certo grau de precisão, as vendas com a estimativa da reação dos consumidores em face de alterações nos preços da empresa, dos concorrentes e dos salários. Na área do Governo, a elasticidade é útil no planejamento macroeconômico, na previsão de qual seria o impacto de uma desvalorização cambial de 30% sobre o saldo da balança comercial, ou qual a sensibilidade dos investimentos privados a alterações na tributação ou na taxa de juros etc.
Os descontos oferecidos pelos supermercados em seus produtos são outro exemplo. Qual o critério para determinar quanto oferecer de desconto e, a partir dele, quanto se espera aumentar nas vendas? A resposta seria verificar qual o percentual de aumento no histórico do produto, mediante variações no seu preço. Dessa forma, é possível estimar qual o “melhor” desconto a ser implementado, com base no que se espera vender. Essa ferramenta de análise, simples em seu conceito, tem ampla aplicação em Economia.



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