3 - Elasticidade-preço cruzada da demanda

Possui conceito semelhante ao de elasticidade-preço. A diferença é saber qual a mudança percentual que ocorre na quantidade de determinado bem quando se modifica o preço de outro bem. Assim sendo, mede a variação percentual da quantidade procurada do bem X para cada unidade de variação percentual do preço Y.

Caso a elasticidade cruzada seja positiva (>0), os bens são ditos substitutos ou concorrentes. Por exemplo, se o preço do cachorro-quente sobe, as pessoas poderão comprar mais hambúrgueres.

No caso de a elasticidade cruzada ser negativa, os bens são chamados de complementares, pois se complementam no consumo. Por exemplo, se o preço da mostarda subir, a demanda por cachorros-quentes poderá baixar.

No cálculo da elasticidade-preço cruzada da demanda, é importante determinar se o valor resultante é positivo ou negativo, pois classifica os bens respectivamente em substitutos e complementares. Por essa razão, não se multiplica o resultado por (-1), como na elasticidade-preço.

Então: no ponto A (para calças), o consumidor consome 3 calças por R$1000,00 cada uma. No ponto C (para camisas), consome 5 camisas.

Se o preço da calça sobe para R$ 1500,00 cada, o consumidor passará do ponto A para o ponto B na sua demanda comprando apenas 2 calças. Ao mesmo tempo, passa do ponto C por camisas para o ponto D, ou seja, passa de 5 para 3 camisas, diminuindo também o consumo, ou a demanda por camisas.

 


Copyright © 2010 AIEC.