Resumo

A elasticidade reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável quando ocorrem alterações em outra variável, mantido tudo o mais constante.
A elasticidade representa informação útil tanto para as empresas (previsão das vendas por meio da estimativa da reação dos consumidores em face a alterações nos preços da empresa, dos concorrentes e nos salários) quanto para a administração pública (previsão do impacto de uma desvalorização cambial sobre o saldo da balança comercial, ou da sensibilidade dos investimentos privados a alterações na tributação ou na taxa de juros). Ela possibilita comparar efeitos com bens e unidades de medida diferentes, pois em sua fórmula compara apenas variações relativas (percentuais) entre duas variáveis, respondendo com certa precisão: o quanto.

No estudo da demanda, são três os tipos mais importantes de elasticidade: elasticidade-preço da demanda, elasticidade-renda da demanda e elasticidade-preço cruzada da demanda.

A elasticidade-preço da demanda é calculada pela variação percentual na quantidade procurada do bem X em relação à variação percentual do preço, tudo mais constante, medindo assim a sensibilidade dos consumidores a alterações nos preços.

A elasticidade-preço da demanda pode ser calculada para apenas um dado preço e quantidade, ou seja, em um ponto (A) por variações discretas:

Ou, ainda, no intervalo entre dois pontos (AB), denominado arco (AB), consideram-se as médias de preços e de quantidades dos pontos, tem-se

A demanda é classificada com relação ao preço, em módulo, como elástica, para coeficientes maiores do que um (> 1), de elasticidade unitária para coeficientes iguais a um (= 1) e inelástica, para coeficientes menores do que um (< 1).

O grau de elasticidade-preço da demanda pode ser afetado pela disponibilidade de bens substitutos (quanto mais substitutos, mais elásticos), pela essencialidade do bem (quanto mais essencial, mais inelástico) e pelo peso do bem no orçamento do consumidor (quanto mais pesado no orçamento mais elástico).

A elasticidade-renda mede as variações relativas no consumo, devido a variações relativas na renda do consumidor e pode ser expressa, matematicamente, assim:

A elasticidade-preço cruzada da demanda mede a variação percentual da quantidade procurada do bem X para cada unidade de variação percentual do preço Y. É fundamental para as empresas que desejam, devido à maior variedade de produtos à disposição do consumidor, verificar sua fidelidade junto aos seus produtos (identificando bens substitutos ou complementares). Pode ser expressa, matematicamente, da forma que segue:

Por ser um indicador dos gastos dos consumidores, com relação à variação de preços, a elasticidade-preço da demanda e a receita das empresas estão relacionadas. Representam queda na receita de vendas: liquidar produtos inelásticos ou, ainda, aumentar o preço de produtos elásticos.

 


Copyright © 2010 AIEC.