O efeito de um imposto de vendas: equilíbrio e elasticidades - Quanto ao impacto de impostos sobre a economia, suponha-se que o imposto sobre o pacote de cigarro tenha sofrido aumento de 50 centavos quando a economia estava em equilíbrio com o preço anterior ao do aumento.

As empresas são meras intermediárias, ou seja, responsáveis apenas pelo recolhimento e repasse aos cofres públicos. Por isso, caso não haja aumento no preço, as empresas pagam a totalidade do imposto, alterando assim o ponto de equilíbrio destas em função da redução da oferta. Em geral, as empresas buscam, ao menos, repassar parte do ônus ao consumidor final. A divisão do ônus tributário entre produtores e consumidores faz-se de acordo com as elasticidades-preço da demanda e da oferta do bem em análise.

No caso apresentado, em especial, como o cigarro possui curva de demanda inelástica, certamente, o deslocamento da curva de oferta representará um aumento no preço de mercado superior à redução da quantidade demandada, de forma a compensar a perda para as empresas.

Conclui-se, portanto:

• quanto mais inelástica for a demanda do bem, maior será a proporção do imposto repassado ao consumidor e menor a parcela paga pelo produtor. O consumidor não tem muitas condições de diminuir o consumo do bem, provavelmente porque tem poucos produtos substitutos ou sucedâneos.

• quanto mais elástica for a demanda do bem, menor será a proporção do imposto repassada ao consumidor e maior a parcela paga pelo produtor.



Copyright © 2010 AIEC.