5 - Excedente do produtor

Mede-se o excedente do consumidor como a diferença entre o máximo que uma pessoa pagaria por um produto e o preço de mercado de tal produto. Um conceito análogo aplica-se às empresas. Se o custo marginal, ou seja, a variação do custo ao produzir mais uma unidade estiver aumentando, o preço do produto é superior ao custo marginal para cada unidade produzida, exceto para a última unidade produzida, pois o produtor receberia menos por essa unidade (o preço pago por ela) do que o custo para produzi-la. O excedente do produtor de uma empresa é a soma, para todas as unidades de produção, da diferença entre o preço de mercado de uma mercadoria e o custo marginal de sua produção.

Portanto, a dimensão do benefício das empresas com o excedente do produtor dependerá dos seus custos de produção. Empresas de alto custo têm menor excedente do produtor; empresas de baixo custo têm maior excedente. Somando-se os excedentes do produtor de todas as empresas, pode-se determinar o excedente do produtor para o mercado, como no gráfico a seguir. Desta forma, o excedente do produtor mede a área situada acima da curva de oferta de um produtor e abaixo do preço de mercado.

Gráfico nº 10

 


Copyright © 2010 AIEC.