1 - Concorrência perfeita

Os vários tipos de mercados são definidos conforme o grau de controle que vendedores e compradores têm sobre o preço pelo qual o produto é operado no mercado e dependem fundamentalmente de três características:

a) número de empresas que compõem o mercado;
b) tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados);
c) existência ou não de barreiras ao acesso de novas empresas no mercado.

dois extremos nos mercados. Num deles, está o monopólio, no qual apenas uma firma vende um determinado bem que não possui similares que o substituam. No outro, está a concorrência perfeita, em que várias firmas vendem bens substitutos entre si. Essas características tornam esses mercados difíceis de serem encontrados. Na prática, são referências na construção de modelos teóricos (abstratos, mais simples que a realidade), tendo em vista que a maioria dos mercados fica entre dois extremos. Analisando cada extremo, é possível combinar suas características para fazer previsões sobre o rumo que determinado mercado está tomando.


A concorrência perfeita caracteriza-se como um mercado completamente livre sem barreiras e totalmente transparente para os agentes nele inseridos baseado nas seguintes hipóteses “ideais”:

1. um bem padronizado ou homogêneo
2. muitas firmas produzindo o bem
3. nenhuma barreira de entrada e saída
4. consumidores e firmas completamente informados
5. não existem custos de transportes
6. todas as firmas são idênticas
7. não existem externalidades
8. os agentes agem racionalmente



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