Algumas das principais formas de barreiras à entrada de novas empresas no mercado incluem:

1. Barreiras legais – O governo limita a entrada em muitos setores (tais como eletricidade e TV a cabo) e ocupações (por exemplo, licenciamento de médicos). São considerados monopólios do tipo institucional ou estatal, protegidos pela legislação em vigor, em geral, representam mercados considerados estratégicos, e, recentemente, têm sido objeto de um novo campo de estudo denominado economia da regulação.

2. Patentes e direitos autorais – As patentes protegem os inventores e os direitos autorais protegem os escritores e artistas, evitando que outros copiem as suas ideias livremente durante certo número de anos. Essa é uma forma de monopólio que a maioria das pessoas considera benéfica.

3. Controle de recursos estratégicos – Recurso estratégico é o meio que deve existir para produzir determinado bem particular. Se não há nenhum recurso, não há qualquer bem; é matéria-prima-chave. Por isso, é essencial o controle das matérias-primas chaves.

4. Grandes economias de escala – Economias de escala existem quando uma empresa amplia a produção e encontra custo médio menor. Supõe-se que as economias de escala sejam suficientemente grandes, de tal forma que apenas uma Empresa possa produzir para todo o setor e, ainda, reduzir o custo médio. Essa empresa pode, então, cortar substancialmente o preço para eliminar do setor qualquer concorrente potencial e ainda obter lucro. Os monopólios existentes, devido a suas economias de escala permitirem a produção para todo um mercado por custo médio menor, são chamados de monopólios puros ou naturais.

5. Tradição no mercado – Pressupõe que determinado mercado, mesmo com concorrência potencial, encontra-se protegido de seus concorrentes por tradição no mercado. Exemplo.




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