| 5
- O poder de monopólio
Por tratar-se de única firma produzindo um único bem, a demanda da empresa monopolista é a mesma do mercado de bem produzido. A empresa pode aumentar o preço do bem e ainda manter consumidores, mas o produtor não tem poder absoluto sobre o preço. O limite de preço será dado pela curva de demanda.
O preço de monopólio, portanto, sempre estará na curva de demanda. A empresa não pode cobrar mais e não seria aconselhável cobrar menos. Assim sendo, preço mais alto significa menor quantidade vendida. No monopólio, a empresa ajustará a quantidade produzida ao preço. Ao oferecer a mercadoria, o acréscimo na receita total proveniente da venda de mais uma unidade do produto (receita marginal) será abaixo do seu preço de venda. Isso porque todas as unidades têm o mesmo preço e o monopolista precisará abaixar seu preço em todas as unidades para vender mais. Comparativamente, na concorrência RMg = P, na qual não é preciso reduzir o preço para vender mais, o preço é dado pelo mercado.
É importante observar que a empresa monopolista nunca produzirá quando sua receita marginal for negativa. Quando isso ocorrer, significa que os acréscimos na receita total, proveniente da venda de mais uma unidade, são negativos; a receita total estaria se reduzindo. A receita total é maximizada quando a receita marginal for igual a zero; este é o limite.
Ou, ainda, a
Exemplificando: Se uma empresa monopolista vende 50 unidades de mercadoria por 100 unidades monetárias, qual seria a RMg da 51a unidade, sabendo-se que o novo preço é de 99 unidades monetárias? Será: Portanto, a receita marginal é positiva e maior que o preço (99); mas o acréscimo de receita paga o custo de produzir essa unidade adicional (CMg)? Pode-se concluir que,
quanto maior a quantidade, menor o preço de venda, mas a empresa
deve medir o custo de aumentar a quantidade em uma unidade, ou seja, deve
conhecer o custo marginal da unidade adicional e esse custo deverá
ser compensado pela receita marginal. Se a RMg > P; RMg >
0 e RMg > CMg, a empresa deverá aumentar a quantidade produzida,
pois o lucro estará crescendo (
Gráfico
nº 02 |
Copyright © 2010 AIEC.
|