5 - O poder de monopólio

Por tratar-se de única firma produzindo um único bem, a demanda da empresa monopolista é a mesma do mercado de bem produzido. A empresa pode aumentar o preço do bem e ainda manter consumidores, mas o produtor não tem poder absoluto sobre o preço. O limite de preço será dado pela curva de demanda.

O preço de monopólio, portanto, sempre estará na curva de demanda. A empresa não pode cobrar mais e não seria aconselhável cobrar menos. Assim sendo, preço mais alto significa menor quantidade vendida.

No monopólio, a empresa ajustará a quantidade produzida ao preço. Ao oferecer a mercadoria, o acréscimo na receita total proveniente da venda de mais uma unidade do produto (receita marginal) será abaixo do seu preço de venda. Isso porque todas as unidades têm o mesmo preço e o monopolista precisará abaixar seu preço em todas as unidades para vender mais. Comparativamente, na concorrência RMg = P, na qual não é preciso reduzir o preço para vender mais, o preço é dado pelo mercado.


RMg < P

É importante observar que a empresa monopolista nunca produzirá quando sua receita marginal for negativa. Quando isso ocorrer, significa que os acréscimos na receita total, proveniente da venda de mais uma unidade, são negativos; a receita total estaria se reduzindo. A receita total é maximizada quando a receita marginal for igual a zero; este é o limite.


RMg
para última unidade produzida = Preço de perda pela redução de preço nas demais unidades.

Ou, ainda, a


RMg
(adição à Receita Total) = Receita Total, incluindo o novo bem, ou Receita Total, antes de produzir a nova unidade do bem.

Exemplificando: Se uma empresa monopolista vende 50 unidades de mercadoria por 100 unidades monetárias, qual seria a RMg da 51a unidade, sabendo-se que o novo preço é de 99 unidades monetárias?

Será:
RT das 51 unidades – RT das 50 unidades = (99X51) – (100X50) 5.049 – 5000 = 49 unidades monetárias.

Portanto, a receita marginal é positiva e maior que o preço (99); mas o acréscimo de receita paga o custo de produzir essa unidade adicional (CMg)?

Pode-se concluir que, quanto maior a quantidade, menor o preço de venda, mas a empresa deve medir o custo de aumentar a quantidade em uma unidade, ou seja, deve conhecer o custo marginal da unidade adicional e esse custo deverá ser compensado pela receita marginal. Se a RMg > P; RMg > 0 e RMg > CMg, a empresa deverá aumentar a quantidade produzida, pois o lucro estará crescendo (L = RMg - CMg) até a quantidade ótima. Ou seja, até que a RMg seja igual ao CMg, pois, a partir desse ponto, os acréscimos no lucro serão negativos.


O lucro máximo ocorre quando: RMg = CMg

Gráfico nº 02



Copyright © 2010 AIEC.