6 - O curto prazo e o longo prazo para os monopolistas

A única mudança possível para que o monopólio passe do curto para o longo prazoé se seus custos também passarem a ser de longo prazo. Ao contrário do que ocorre a uma firma competitiva, não há entrada no setor. Assim, um monopólio não enfrenta nenhuma pressão competitiva de longo prazo que faça seus preços recuarem até os seus custos.

As regras de fechamento comparam o preço ao custo variável médio no curto prazo (CVMe) e o preço ao custo total médio (CTMe) no longo prazo. Graficamente, o monopólio deveria encerrar suas atividades quando sua curva de demanda (D) estivesse completamente abaixo da curva do CVMe no curto prazo (porque em algum Q, P < CVMe) e se completamente abaixo da curva do CTMe no longo prazo (porque em qualquer Q, P < CTMe).


Gráfico nº 03

O Gráfico ilustra uma situação em que o monopólio, no curto prazo, produzindo em Q*, ponto em que a curva de demanda está acima do CVMe, deveria continuar funcionando; mas, no longo prazo, tendo em vista que o ponto encontra-se abaixo da curva de CTMe, deveria encerrar suas atividades.


Gráfico nº 04




Copyright © 2010 AIEC.