1 - Mercados perfeitamente contestáveis

Estruturas intermediárias à concorrência perfeita e o monopólio são objetos de estudo neste módulo: à medida que passamos de uma estrutura de mercado para outra, a força de concorrência será reduzida e a de conluio tornar-se-á cada vez maior.

Os mercados perfeitamente contestáveis passam a ser examinados logo após concorrência perfeita e podem ser interpretados como o modelo gerado pelo afrouxamento de algumas condições necessárias à existência da concorrência pura, que representa, diante das rígidas condições de sua existência, modelo meramente teórico.

Nos mercados contestáveis, podemos ter:
a) muitas, poucas ou até mesmo uma só firma e
b) nenhuma barreira de entrada e nenhum custo inicial.

Em consequência, qualquer empresa nova pode produzir imediatamente e comercializar o bem pelo mesmo custo que o das firmas existentes.

No caso de as firmas existentes aumentarem seus preços e imediatamente novas firmas entrarem em competição, ocorrerá retrocesso no preço até o preço de custo. O preço iguala-se ao CTMe no seu mínimo, de forma que o resultado é o mesmo da concorrência perfeita, apenas não é preciso grande número de firmas para obtê-lo.

Esse modelo mostra como os baixos custos iniciais e as pequenas barreiras de entrada favorecem a ocorrência do resultado competitivo sem lucro algum. Exemplo.

 


Copyright © 2010 AIEC.