3 - Oligopólio

No setor oligopolizado, ocorrem as seguintes características:

a) há apenas algumas firmas;
b) há barreiras à entrada de novas empresas no setor;
c) cada firma produz bens idênticos.


O oligopólio, geralmente, surge quando há custos iniciais elevados para montar uma firma e comercializar seu produto de forma que as firmas existentes tenham grandes economias de escala. Em consequência, as firmas maiores podem utilizar uma guerra de preços para expulsar novas firmas do setor.

Outros fatores são comuns também ao monopólio, como:

  • proteção de patentes;
  • controle de matérias-primas chave;
  • tradição;
  • ou mesmo o oligopólio puro ou natural.

Normalmente, ao contrário de gerar uma guerra de preços, nos oligopólios as empresas discutem suas estruturas de custos, embora o mesmo não ocorra com relação à estratégia de produção e de marketing. Há uma empresa líder que, geralmente, fixa o preço, respeitando as estruturas de custos das demais e há empresas satélites que seguem as regras ditadas pelas líderes. Essa é uma diferença marcante entre o oligopólio e o monopólio, a demanda de cada firma depende do preço que as outras firmas estabelecem. Há interdependência mútua, pois as ações de uma firma afetam as das outras. Se esta reduz o seu preço, as curvas de demanda das outras firmas deslocam-se para baixo. Similarmente, se uma firma aumentar o seu preço, as curvas de demanda das outras também se deslocam para cima. Esse é o modelo chamado de liderança de preços. Exemplo.



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