4 - Cartéis

Um cartel tem acordo explícito entre firmas, às vezes, apoiado num contrato legalmente constituído, que lhe permite estabelecer preços de forma centralizada e alocar a produção e os lucros entre seus membros. Embora os cartéis sejam ilegais no Brasil, eles são legais em muitas partes do mundo.


Cartéis
– são como oligopólios. Há poucas firmas e a entrada é limitada. Mas devido ao preço ser determinado e imposto de forma centralizada ou tácita, todas as firmas atuam de forma semelhante. Cada qual restringe o produto, supondo que os demais o farão também. Em alguns casos, algumas empresas cartelizadas podem até incorrer em prejuízos de curto prazo na crença de ganhos de longo prazo da “cooperação”. O resultado é que o cartel atua como monopólio. Estabelece seu preço no nível de monopólio no qual a receita marginal do setor é igual ao custo marginal.

Este seria o fim da história (cartel igual monopólio) se os cartéis não enfrentassem um problema que os monopólios não enfrentam. O problema é algum membro fraudar o cartel: cada membro do cartel é incentivado a fraudá-lo, reduzindo os preços. Como no monopólio, o preço é maior que o custo total médio, cada firma pode ampliar seus lucros individuais se puder conseguir novos negócios, mesmo se estabelecidos a preço ligeiramente menor. Assim, cada firma procura novos negócios oferecendo, secretamente, corte em seus preços.



Copyright © 2010 AIEC.