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No cartel, essas firmas não podem reduzir seu preço (trair a confiança do grupo) abertamente ou serão punidas pelo cartel. Ao contrário, elas tentam encontrar uma forma dissimulada. Exemplo. Outra forma de reduzir o preço real é oferecer mais qualidade e mais serviço. Essa forma de concorrência, além dos preços, também assume a forma de publicidade. A fraude ao cartel reduz os lucros de todas as firmas. Frequentemente, os compradores jogarão uma firma contra a outra. Mais tarde, a pressão torna-se tão grande e a fraude tão difundida que o cartel entra em colapso. Para evitar isso, na Alemanha, alguns cartéis possuem escritório central que realiza todas as vendas do setor, fixa os seus padrões e impõe as regras. Outro problema enfrentado pelo cartel é o de distribuir os lucros entre as firmas. As maiores recebem a maior parcela dos lucros? Ou todas recebem uma parcela igual? Se as firmas maiores recebem a parcela maior, então, todas elas têm um incentivo a se tornarem maiores. Isso leva a uma capacidade excessiva. Quando isso ocorre, além da demanda do setor se reduzir (talvez devido à economia estar em recessão), o cartel geralmente se separa e uma guerra de redução de preços estoura. |
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