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5 - Estruturas de mercados particulares (fatores
de produção)
Diferentemente
do mercado de bens e serviços, o mercado de fatores de produção
(mão de obra, capital, terra e tecnologia) depende da demanda de
insumos pelos setores produtores de bens e serviços, ou seja, deriva
do mesmo. A demanda por esses fatores é chamada de demanda derivada.
Suas estruturas de mercado são particulares e resumidas em:
- Concorrência
perfeita no mercado de fatores – representa mercado onde
existe oferta abundante do fator de produção (por exemplo,
mão de obra não especializada), o que torna o preço
desse fator constante. Os ofertantes ou fornecedores, como são
em grande número, não têm condições
de obter preços mais elevados por seus serviços.
- Monopsônio
– trata-se de uma forma de mercado na qual há somente um
comprador para muitos vendedores dos serviços dos insumos. É
o caso da empresa que se instala em determinada cidade do interior e,
por ser a única, torna-se demandante exclusiva da mão de obra
local e das cidades próximas, tendo para si a totalidade da oferta
de mão de obra.
- Oligopsônio
– é um mercado onde existem poucos compradores que dominam
o mercado para muitos vendedores. Exemplo: indústria de laticínios.
Em cada cidade, existem dois ou três laticínios que adquirem
a maior parte do leite dos inúmeros produtores rurais locais.
A indústria automobilística, além de oligopolista,
no mercado de bens e serviços, também é oligopsonista
na compra de autopeças.
- Monopólio
bilateral – ocorre quando um monopsonista, na compra
do fator de produção, defronta-se com monopolista na venda
desse fator. Por exemplo, só a empresa “A” compra
um tipo de aço que é produzido apenas pela siderúrgica
“B”. A empresa “A” é monopsonista, porque
só ela compra esse tipo de aço, e a siderúrgica
“B” é monopolista, porque só ela vende esse
tipo de aço. Nesses casos, a determinação dos preços
de mercado dependerá não só de fatores econômicos,
mas do poder de barganha de ambos: o monopsonista, tentando pagar o
preço mais baixo (usando a força de ser o único
comprador), e o monopolista, tentando vender por preço mais elevado
(usando o poder de ser o único fornecedor).
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