5 - Estruturas de mercados particulares (fatores de produção)

Diferentemente do mercado de bens e serviços, o mercado de fatores de produção (mão de obra, capital, terra e tecnologia) depende da demanda de insumos pelos setores produtores de bens e serviços, ou seja, deriva do mesmo. A demanda por esses fatores é chamada de demanda derivada. Suas estruturas de mercado são particulares e resumidas em:

  • Concorrência perfeita no mercado de fatores – representa mercado onde existe oferta abundante do fator de produção (por exemplo, mão de obra não especializada), o que torna o preço desse fator constante. Os ofertantes ou fornecedores, como são em grande número, não têm condições de obter preços mais elevados por seus serviços.
  • Monopsônio – trata-se de uma forma de mercado na qual há somente um comprador para muitos vendedores dos serviços dos insumos. É o caso da empresa que se instala em determinada cidade do interior e, por ser a única, torna-se demandante exclusiva da mão de obra local e das cidades próximas, tendo para si a totalidade da oferta de mão de obra.
  • Oligopsônio – é um mercado onde existem poucos compradores que dominam o mercado para muitos vendedores. Exemplo: indústria de laticínios. Em cada cidade, existem dois ou três laticínios que adquirem a maior parte do leite dos inúmeros produtores rurais locais. A indústria automobilística, além de oligopolista, no mercado de bens e serviços, também é oligopsonista na compra de autopeças.
  • Monopólio bilateral – ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta-se com monopolista na venda desse fator. Por exemplo, só a empresa “A” compra um tipo de aço que é produzido apenas pela siderúrgica “B”. A empresa “A” é monopsonista, porque só ela compra esse tipo de aço, e a siderúrgica “B” é monopolista, porque só ela vende esse tipo de aço. Nesses casos, a determinação dos preços de mercado dependerá não só de fatores econômicos, mas do poder de barganha de ambos: o monopsonista, tentando pagar o preço mais baixo (usando a força de ser o único comprador), e o monopolista, tentando vender por preço mais elevado (usando o poder de ser o único fornecedor).


Copyright © 2010 AIEC.