É importante entender quais os principais fatores que influenciam o comportamento de compra. Entre eles temos:

A família é a mais importante organização de compra de produtos de consumo na sociedade e constitui o grupo de referência mais influente. Os profissionais de marketing estão interessados nos papéis de compra e na influência do marido, da esposa e dos filhos na compra de uma grande variedade de produtos e serviços. Esses papéis variam muito, dependendo do país, da classe social e da relação de poder dentro da família.


São identificados 5 papéis de compra em uma família:

  • Iniciador – aquele que primeiro indica a necessidade de um produto;
  • Influenciador – aquele que, de alguma forma, influencia na escolha do produto;
  • Decisor – aquele que efetivamente decide pela compra;
  • Comprador – aquele que efetua a compra;
  • Usuário – aquele que irá utilizar o produto.

Uma pessoa participa de muitos grupos – família, igreja, clubes etc. A sua posição em cada grupo é definida por papéis, que consistem nas atividades que uma pessoa deve desempenhar. Cada papel gera um status. Por exemplo, um Juiz tem mais status que um gerente de loja que tem mais status que o entregador.



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