| Os especialistas
utilizam nomes diferentes para as várias abordagens de segmentação
possíveis a uma empresa, mas, geralmente, concordam em abordagens
tais como: Marketing de Massa, Marketing de Segmentos, Marketing Individual.
Marketing de Massa ou indiferenciado
Neste modelo, o vendedor se dedica à produção,
distribuição e promoção em massa de
um produto para todos os compradores, sem levar em conta as diferenças
entre eles. O argumento principal de sua utilidade é que
ele cria um maior mercado potencial, o que gera custos mais baixos.
O Ford T e a garrafa de 200 ml da Coca-Cola são exemplos
da utilização deste modelo.
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Marketing de Segmento ou diferenciado
Aqui as diferenças entre os vários segmentos que
constituem o mercado de um determinado produto são levadas
em consideração. Para cada segmento é preparado
um composto específico, com modelos diferentes do produto,
preço e distribuição específica e
comunicação mais adequada ao que cada grupo procura.
Ex.: Linha Gol da Volkswagen: a Saveiro, a Parati, o Gol 1.0,
o Gol 1.6 e o Gol GTi.
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Marketing Individual
Aqui os consumidores são atendidos um a um no chamado relacionamento
customizado.
Ex.: Alfaiates, Manicures, Sapateiros. Hoje, as novas tecnologias
proporcionam a chamada “customização de massa”
que é a habilidade de preparar produtos de massa de acordo
com as exigências de cada cliente.
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