Com base nos objetivos traçados, os profissionais de marketing passam ao processo de formação do preço:


  1. Análise da elasticidade da demanda: verificar se a demanda é elástica ou inelástica. No primeiro caso, variações no preço atuam profundamente na demanda (ex.: automóvel); já no segundo caso, modificações no preço não alteram sensivelmente a demanda (ex.: gasolina, sal, remédios).
  2. Análise dos custos: verificar se os custos de produção estão de acordo com a elasticidade do mercado e principalmente competitivos no que se refere à concorrência.
  3. Decisão sobre a política de preços: os preços devem ser únicos para todos os compradores ou negociados dependendo do cliente?
  4. Eleição do método de valoração: o método mais comum é o Mark Up, onde, conhecendo-se a estrutura de custo é adicionada uma margem de lucratividade e o produtor já sabe o quanto irá receber antes mesmo de produzir. Para os casos onde a estrutura de custos não é conhecida (obras e consultorias), é utilizado o Total Plus, que também é a adição de uma margem de lucratividade, porém sobre o custo total e final do processo.


Copyright © 2010 AIEC.