5 - O processo de entrega de valor ao cliente

Michael Porter propôs a cadeia de valor como uma ferramenta para identificar as maneiras pelas quais se pode criar mais valor para o cliente. Toda empresa representa um conjunto de atividades que são desempenhadas para projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar seu produto. A cadeia de valor identifica nove atividades estrategicamente relevantes que criam valor e custo em determinado negócio. Essas nove atividades estão divididas em cinco principais e quatro de apoio.


As 5 atividades principais são:

  • Trazer materiais para dentro da empresa (logística interna);
  • Converter os materiais em produtos finais (operações);
  • Expedir os produtos finais (logística externa);
  • Comercializar os produtos finais (Marketing e vendas);
  • Prestar assistência técnica (Serviços).


As 4 atividades de apoio são:

  • Aquisição;
  • Desenvolvimento de tecnologia;
  • Gerência de recursos humanos;
  • Infra-estrutura.

Essas atividades de apoio são realizadas em determinados departamentos, mas não apenas ali. Outros departamentos podem realizar algumas atividades de aquisição e contratação de pessoal, por exemplo.



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