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Comércio eletrônico é a realização de
toda a cadeia de valor dos processos de um negócio num ambiente eletrônico,
por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação
e de informação, atendendo aos objetivos de negócio.
Os processos podem ser realizados de forma completa ou parcial, incluindo
as transações empresa-a-empresa, empresa-a consumidor e intra-organização,
numa infra-estrutura predominantemente pública de fácil e
livre acesso a baixo custo.
Dependendo de para quem se pergunte, comércio eletrônico pode ter definições diferentes:
Os sistemas de comércio eletrônico podem
ter valor significativo como uma alavanca para novas estratégias
de gerenciamento de clientes, principalmente porque eles:Conectam diretamente
compradores e vendedores;Apóiam a troca de informações
totalmente digitalizadas entre eles;Eliminam os limites de tempo e lugar;Apóiam
a interatividade, podendo adaptar-se dinamicamente ao comportamento do
cliente; e Podem ser atualizados em tempo real, mantendo-se sempre atualizados.
Existem basicamente dois grupos de opiniões e postura sobre o uso
do comércio eletrônico. No primeiro, estão as empresas
que acreditam que a Internet é como a corrida do ouro, quando somente
uma empresa vendia um produto específico e seus vendedores ganhavam
muito dinheiro, ou ainda aquelas que acreditam que os investimentos na
WWW devem ser realizados para o futuro, e que seu uso não apresenta
nenhum valor no presente. No segundo grupo estão as empresas que
acreditam que podem obter significativo valor no presente, explorando
o comércio eletrônico para fins de comunicação
entre filiais, conectividade com clientes e fornecedores, propaganda e
realização de transações comerciais. |
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